Investir em UX fará sua startup conseguir mais clientes

Vejo que ainda muitas startups e empresas ainda questionam o porquê do investimento em um projeto de UX pelo fato de não saberem mensurar ou visualizar o retorno desse investimento.

Isso porque normalmente estes projetos são vistos como ações superficiais, ligadas apenas à layouts, e acabam sendo deixados de lado pela dúvida de sua efetividade.

A grande verdade é que sim, um projeto de UX contém também a parte visual, mas este é apenas um dos resultados e etapas do projeto.

Gosto de dizer que UX é um grande guarda-chuva que abriga diversos temas e metodologias como user research, design de interação e interfaces, arquitetura de informação, entre outros.

Isso tudo focado em entender mais profundamente as necessidades e valores de seus usuários, e claro, gerar mais vendas e conversões.

Por isso reuni alguns pontos valiosos que farão com que você veja esse investimento com outros olhos, veja abaixo:

 

Melhor UX aumenta a satisfação e lealdade dos seus usuários

Usuários que têm uma experiência positiva com sua empresa têm grandes chances de se tornarem clientes recorrentes e se tornarem “advogados” de sua marca, divulgando para seus amigos e conhecidos.

Investir seu tempo criando uma experiência ótima em todos os pontos de contato que seu usuário tem com sua empresa ajudará a reduzir seu churn e pode aumentar seu NPS (net promoter score).

Isso não está apenas ligado à um bom design, mas sim na maneira com que você se relaciona com seu usuário.

Pense no headline que você usa em seu site, nos emails que você envia após o cadastro, como seu time de customer success conversa com os clientes.

 

Melhor UX diminui a demanda por suporte

Já tentou contratar um serviço online e no momento do cadastro você se depara com vários passos, muitos campos para serem preenchidos, e depois de tudo isso o botão não funciona?

Pode parecer óbvio, mas quanto mais complexo seu produto for de usar, mais perguntas e dúvidas seus usuários terão – logo, mais pessoas e horas você precisará investir respondendo todas elas.

Até 50% da demanda de seu suporte pode ser resolvida criando uma boa experiência para seu usuário.

Quando seu produto é fácil de ser usado, você pode investir esse tempo para encorajar seus usuários a realizar outra ação tida como conversão para seu business.

Além disso, com o mindset de UX, você poderá detectar os problemas antes de acontecerem, fazendo testes de usabilidade e pesquisas antes de levar alguma alteração ou nova funcionalidade para o ar.

Outra solução é criar um processo de onboarding que diminua a fricção e facilite a usabilidade.

 

Melhor UX aumenta a credibilidade de sua empresa

Tenho certeza de que você já entrou em um site para realizar uma compra e ficou com medo de finalizá-la pois acabou duvidando da credibilidade da empresa.

Se seu site ou app não tem uma aparência e plataforma que passe confiança, como você espera vender mais?

Pense bem, isso vai além do visual, a experiência deve ser pensada em todos os momentos em que interagimos com a empresa, e cada um desses momentos é uma oportunidade para gerar credibilidade.

Trazendo para o offline, imagine que você foi a um super restaurante que têm visibilidade para a cozinha e acabou vendo que os cozinheiros não tem higiene.

Ou que você esperou 4 horas no hospital para receber o resultado de um exame super importante e o médico simplesmente vai embora.

Com essa experiência ruim, como você pode confiar nessas duas empresas?

Pesquisas comprovam que pequenos detalhes podem ser triggers para despertarmos a sensação de confiança que esperamos, como por exemplo adicionar selos de segurança em seu checkout, exibir certificados ou diplomas na parede do consultório e até mesmo um aperto de mão com mais firmeza.

 

Melhor UX aumenta sua taxa de conversão e receita

É verdade. Neste momento, pequenas mudanças podem fazer com que seu usuário chegue mais rápido em seu checkout e finalize a compra com mais facilidade – e você nem imaginava que elas poderiam aumenta sua taxa de conversão.

O profissional de UX utiliza metodologias para analisar todo o fluxo de seu usuário, encontrar pontos de fricção que produto têm, otimizá-los e fazer testes para aumentar sua conversão.

Isso tudo pode representar um pequeno aumento percentual, mas no final do dia pode ser muito dinheiro em seu bolso.

 

Melhor UX diminui a quantidade de tempo de desenvolvimento

Seu time de TI é valioso. Em um mundo ideal, seus desenvolvedores gastariam todo o tempo desenvolvendo novas funcionalidades perfeitas ou otimizando pontos notáveis.

Na realidade, aproximadamente 50% do tempo do time de TI é gasto com retrabalho, resolvendo bugs e problemas que poderiam ser evitados.

Entenda que um problema não necessariamente é um bug, ele pode ser uma navegação confusa, uma página que não leva a lugar nenhum, um botão que não funciona ou até pior: uma funcionalidade que ninguém usa.

Ter o mindset centrado no usuário, oferecer uma boa experiência de ponta a ponta em sua empresa e manter uma unidade em sua comunicação te ajudará a coletar melhores feedbacks de seus usuários, logo economizar muitas horas de desenvolvimento e claro, muito dinheiro.

 

Em resumo

Se isso tudo ainda pareceu muito óbvio e não te convenceu, pense na seguinte equação:
– demanda de suporte e tempo de desenvolvimento = + produtividade e foco da sua equipe

Ao mesmo tempo, aumentar a lealdade e satisfação de seus usuários fará com que você consiga mais usuários. E otimizar sua taxa de conversão representará mais clientes no final do dia 😉

2 Comments